sábado, 18 de janeiro de 2025

SONHOS QUE SONHAMOS JUNTOS



 Mais alguem que fala sobre a covardia que fizeram com o fechamento da Estrada de Ferro Mossoró-Sousa. Trata-se da reportagem do Secretario de Transportes e Obras Publicas do Estado Silvio Torquato, relatando novas etapas no Projeto de reativação.

Nova ferrovia para o RN

Até a década de 1980 encontrava-se em operação a Estrada de Ferro Mossoró-Sousa, utilizada para o escoamento do sal marinho e de outras commodities, bem como para o transporte de passageiros, no Oeste Potiguar. Seu trecho inicial, entre Porto Franco e Mossoró, foi inaugurado em 1915. A implantação dessa ferrovia se deu lentamente e somente em 1951 alcançou a cidade de Alexandria, quase na divisa com a Paraíba. Em 1958 os trilhos chegaram a Sousa, município paraibano, onde se entroncaram com os da linha férrea do Recife a Fortaleza. Nos anos 1980, já integrante da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), a EF Mossoró-Sousa foi erradicada, com a desativação dos serviços de transporte de cargas e passageiros.

De acordo com a proposta da FDC, a diretriz é similar à da antiga via desativada, com a diferença de que no município paraibano, a via seria movida no sentido sudoeste para alcançar o entorno de Missão Velha, no Ceará, de onde poderá se ligar à Transnordestina TLSA (entre o Porto de Pecém e o cerrado do Piauí). “Por esta ferrovia, ainda em construção, poder-se-á alcançar, em breve, tanto o porto de Pecém quanto as vastas terras agricultáveis do chamado Matopiba – acrônimo que denomina região formada por territórios de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”, diz trecho do documento da FDC.

“Em território potiguar, a ferrovia proposta percorre terrenos pertencentes à bacia hidrográfica do Apodi-Mossoró, que se desenvolve no sentido sul-norte, ao longo de 210 quilômetros, desde as escarpas do Planalto da Borborema até a região salineira de Areia Branca/Grossos, depois de atravessar toda a chapada do Apodi, em terrenos baixos comumente identificados como ‘sertão’. A região atravessada pertence, em sua maior parte, ao ecossistema da Caatinga, entremeado por manchas florestais em áreas de Serras e de mata ciliar de Carnaúba”, destaca o estudo da FDC.

O Governo do Rio Grande do Norte busca um investimento de R$ 921 milhões para reativar a antiga Estação Ferroviária Mossoró-Sousa, desativada na década de 1980. A ideia é utilizar a ferrovia como rota de escoamento produtivo e transporte de passageiros, com cerca de 350 km, interligando o Estado com outras redes da região Nordeste.

                               CHEGADA DO TREM A SOUSA - PB




                                  ULTIMA VIAGEM DO TREM PARTINDO DE MOSSORÓ




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.......