terça-feira, 15 de setembro de 2015

APOS DECISAO TENSA, PREFEITOS ALAGOANOS PARAM POR CINCO DIAS E PROTESTAM NA VISITA DE DILMA PROXIMA SEXTA A MACEIO


Paralisação não afetará aulas e serão mantidos - conforme AMA - os serviços de saúde
Por Luis Vilar e Maria Allyni Torres (Editor-geral e colaboradora)




Depois de uma reunião tumultuada e que quase não chega a um consenso, os prefeitos do Estado de Alagoas decidiram paralisar as administrações municipais por cinco dias, iniciando um calendário de mobilizações na segunda-feira próxima, dia 14. Ainda assim, há dúvidas sobre quantas prefeituras vão aderir ao que foi decidido no encontro entre gestores que ocorreu na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na tarde de hoje, dia 11.
A reunião – presidida pelo presidente da AMA, o prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB) – durou mais de três horas. Ficou explícita a situação de “desespero” dos prefeitos em relação à crise. Todos foram unânimes em reclamar do desfinanciamento e defasagem dos repasses do governo federal em relação aos mais de 400 convênios mantidos pelo governo federal, além da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e das dificuldades para fechar as contas, incluindo a folha salarial.
Os prefeitos querem achar uma fórmula de – ao mesmo tempo – mostrarem para a população que a situação dos municípios é culpa da atual gestão da presidente Dilma Rousseff (PT), por conta da forma que tem conduzido o país diante da crise; e de pressionar o Executivo para que recebam mais ajuda em curto, médio e longo prazo, como na necessidade da revisão do pacto federativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.......