segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A AUDÁCIA DE UM GOVERNADOR

Quando vejo essas noticias da rebelião em Alcaçuz e 27 mortos ou mais como dizem, lembro da historia que contam no governo Juvenal Lamartine em 1927.


15 de março de 1927: Juvenal Lamartine assumiu no Palácio Potengi, em Natal, o governo do Rio Grande do Norte".
"Dizem que esse governo resolveu reunir todos os prisioneiros porque as cadeias já não os cabia mais. Decidiu soltá-los sob a condição de nunca mais roubarem nem praticarem outros delitos. Fichou todos eles na Polícia e mandou que lhes raspasse a cabeça, avisando-lhes: _ Eu vou soltar-lhes da prisão sob condições de vocês cumprirem as leis! Abram do olho porque todo aquele que for pego na reincidência do crime, eu não sei o que poderá acontecer! Quem avisa amigo é; quem abusa é porque quer, segundo o livro dos provérbios!".
"Algum tempo depois as cadeias estavam novamente esbarrotando de prisioneiros. O governador Juvenal Lamartine, mandou os presos entrarem numa goveta da marinha e tocou voz de comando. Navegaram 80 milhas distas de Natal. Ao chegar em alto mar ele enfileirou todos os prisioneiros na proa da goveta. De um lado, os presos primates no crime; do outro lado, os presos reincidentes no mesmo. Cada um na frente de um soldado. Gritou voz de comando e cada soldado jogou um preso em alto mar. Ele disse para os outros que já os tinha soltado pela primeira vez sob condições deles cumprirem as leis. _ Avisei-lhes que não seria complacente com os reincidentes no crime. O mesmo eu digo a vocês: estão soltos porque não tem dinheiro no mundo que dê para sustentá-los nas prisões abarrotadas demais que não tem mais lugar sequer para vocês dormirem!. Dizem que por isto a criminalidade no Rio Grande do Norte é pouca em relação aos outros estados brasileiros!". (Diário). Isso era em tempos passados porque hoje emparelha ou está mais violento que muitos Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.......