terça-feira, 21 de julho de 2015

MINISTRO DA INTEGRAÇAO GILBERTO OCCHI DIZ QUE PROXIMO ANO SAO FRANCISCO CHEGA AO RN
Durante o seminário em Mossoro, em 29 de junho passado, o ministro Gilberto Occhi, detalhou o projeto de transposição, que acontecerá por  meio da integração de bacias hidrográficas, principalmente nos  municípios que sofrem com a escassez de água no Nordeste. Esses municípios vão ganhar mais segurança hídrica para enfrentar os anos de seca, conforme assegurou o ministro.
Ele garantiu que as obras devem se tornar realidade no Rio Grande do Norte já no próximo ano, sem o risco de sofrer falta de verba federal em função do ajuste financeiro e fiscal que o governo está adotando.

SITUAÇÃO HIDRICA NO RN
O agravamento da crise hídrica também preocupa o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, José Mairton Figueiredo França. Ele afirmou que, nos últimos quatro anos, os 47 reservatórios hídricos do estado chegaram à marca de 37% da capacidade hídrica. São ao todo 153 cidades em emergência; 11 municípios em colapso – “sem água nas torneiras” – e 12 abastecidos por meio de carros-pipa, conforme o secretário.





Deputados do RN visitam obras de transposição do Rio São Francisco

Parlamentares se reuniram com representantes da Paraíba em busca de medidas contra a seca

Parlamentares dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba visitaram obras de combate à seca.
A Frente Parlamentar da Água segue trabalhando na discussão e cobrança de ações efetivas de combate à seca no Rio Grande do Norte. Os deputados Ezequiel Ferreira (PMDB), Galeno Torquato (PSD), Gustavo Fernandes (PMDB) e George Soares (PR), integrantes da Frente, visitaram nesta sexta-feira (17) as obras de transposição do Rio São Francisco em trecho que inclui os municípios da Paraíba.  

Os parlamentares se juntaram ao presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Paraíba, João Henrique, e ao presidente da Frente de Combate aos Efeitos da Seca no estado paraibano, Jeová Campos (PSB), com o objetivo de integrar os projetos do dois estados e intensificar os pleitos junto ao Governo Federal e ao Ministério da Integração.

“A união das bancadas e o desejo de ver o Nordeste se tornar prioridade na agilidade dessa obra é a nossa missão. Esse é o primeiro passo. Iremos ainda a Pernambuco e Ceará para fortalecer essa luta, que é um grito de 40 milhões de nordestinos”, disse o presidente da Assembleia potiguar, Ezequiel Ferreira.

No município de São José de Piranhas, a comitiva percorreu as obras do canal (2km) e túnel (15km) responsáveis pelo transporte da água que chegará pelo estado do Ceará à Paraíba, com destino a barragem de Boa Vista, com capacidade de 300 milhões/m³. Em Cajazeiras, os deputados visitaram as obras da barragem de Caiçara, com vazão de 50 milhões/m³, que irá distribuir a água para o reservatório Engenheiro Ávidos e, em seguida, para o Rio Grande do Norte por meio do Rio Piranhas-Açu.

“Viemos conhecer o andamento dessa volumosa obra tão importante para o Rio Grande do Norte e para o Nordeste. Temos que nos unir para reivindicarmos do Governo Federal ações imediatas para essa grande crise hídrica que a região está vivendo”, declarou o presidente da Frente Parlamentar da Água, Galeno Torquato. "O andamento das obras na Paraíba refletem no Rio Grande do Norte. Estamos acompanhando de perto estes serviços", complementou o deputado Gustavo Fernandes.

No entendimento dos participantes da visita, a unificação do discurso e definição de prioridades comuns aos estados são importantes para fazer com que o Governo Federal tenha informações precisas sobre as maiores necessidades dos estados afetados pela crise hídrica.

“Queremos mobilizar a classe política do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco para forçar o Governo Federal a, dentro dos cortes atuais, não fechar muito as portas para as obras de transposição do São Francisco”, explicou o deputado George Soares.

Durante o encontro, que contou também com a presença do prefeito Domingos Neto (São José de Piranhas), os parlamentares assinaram um requerimento direcionado ao ministério da integração solicitando providências para a conclusão das obras.

“Precisamos diminuir as distâncias. Selamos hoje um caminho que espero que nos leve diretamente à presidente Dilma para clamarmos pela conclusão das obras de transposição do São Francisco”, disse o deputado paraibano Jeová Campos.



Entenda a transposição
A transposição é composta por dois grandes eixos de distribuição. O Eixo Leste, que percorre uma distancia de 200 km, a partir da Barragem de Itaparica, no município de Floresta (PE), que beneficiará os estados da PB e PE; E o Eixo Norte, que percorrerá cerca de 400 km, com ponto de captação de águas no município de Cabrobró (PE), chegando à PB, PE, CE e RN.
A capitação de águas será feita através do bombeamento até grandes reservatórios, dos quais as águas serão distribuídas através de canais e ramificações de modo que cheguem até aos leitos dos rios que percorrem os estados contemplados.
No caso do RN, a capitação das águas do São Francisco será feita através do açude Coremas/Mãe d’Água na (PB), onde é feito o represamento das águas do Rio Piranhas-Açu, que banha os estados da PB e RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.......