sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

E agora: Pesquisadores comprovam que o maior cajueiro do mundo é do Piauí

Sequenciamento genético e medições geográficas comprovam o título.

Cajueiro do Piauí é 300 m² mais extenso que o do Rio Grande do Norte.ACEBOOK

Turistas visitam cajueiro do Piauí (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Turistas visitam cajueiro do Piauí (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comprovaram esta semana que o cajueiro do Piauí, mais conhecido como'Cajueiro Rei', é o maior do mundo. Diferente do que se tem registrado no Guinness Book, que dá o título para o cajueiro do município de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte.

Desde julho do ano passado, uma equipe de especialistas tem se debruçado sobre os dois cajueiros para comprovar que de fato, o Cajueiro da Praia é o maior.
Cajueiro no Piauí quer o título de o maior do mundo (Foto: Reprodução/TV Clube)Cajueiro no Piauí quer o título de o maior do mundo
(Foto: Reprodução/TV Clube)
Para isso, uma equipe do laboratório de biologia molecular e de estudos de injúrias biológicas (LABMIMBIO) da Uespi, que chefia a equipe que investiga o caso, identificou através de um sequenciamento genético que os dois cajueiros são da mesma espécie.

Além disso, duas medições geográficas comprovaram que a extensão do cajueiro do Piauí é de 8.800 m² contra 8.500 m² do Rio Grande do Norte. Um total de 300 m² de diferença.

O secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, contou que a pesquisa foi solicitada já com a certeza de que o cajueiro do Piauí seria o maior do mundo. O trabalho de pesquisa, segundo ele, foi apenas para se ter uma amostra mais fidedigna sobre a extensão do 'Cajueiro Rei'.

Como comprovada, o próximo passo, segundo o secretário, será contatar o Guinness Book para que o título que foi dado ao cajueiro do Rio Grande do Norte seja revisto.

"Nós temos que tratar esse título com carinho, até porque isso vai trazer muitos benefícios tanto para o setor turístico quanto para a economia do estado. A ideia é colocar para frente projetos para fazer de lá um grande centro de lazer e turismo", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.......