terça-feira, 7 de abril de 2015

DA ALEMANHA, REI AFRICANO GOBERNA POR SKYPE E FAZ VAQUINHA ON LINE

Credito: Divulgacao

Governar seria impossível sem tecnologia, diz Bansah

Quando chega ao fim seu expediente como mecânico, Céphas Bansah volta para casa em Ludwigshafen, na Alemanha. Troca o uniforme azul por roupas coloridas, coloca sua coroa, senta em seu trono e liga o Skype. Dali, governa um reino tradicional em Gana, a mais de 6 mil quilômetros de distância.
Bansah, de 66 anos, tem quase 300 mil súditos em Hohoe, perto da fronteira com o Togo. Mas mora na Alemanha, de onde fala com os súditos em sessões individuais e pronunciamentos, além de se reunir com chefes locais.
Não é apenas para comunicação que ele depende de tecnologia. Sem arrecadação própria, está fazendo uma vaquinha online para construir uma escola técnica para seu povo, da etnia Ewe.

Crédito: Divulgação
Rei é dono de oficina de mecânica na Alemanha

Até agora, já arrecadou mais de 13 mil libras - o equivalente a cerca de R$ 60 mil.
"Sem a tecnologia tudo isso seria impossível", disse Bansah à BBC Brasil, em entrevista por telefone.
O rei chegou ao poder em 1992, após a morte de seu avô. Foi coroado após um pulo na linha sucessória - seu pai e o mais velho de seus 75 irmãos foram preteridos por um motivo curioso: os dois são canhotos, sinônimo de desonestidade para a etnia.
Mas, quando o avô morreu, Bansah estava terminando o curso técnico de mecânica na Alemanha. Achou por bem ficar - dali, afirma, poderia fazer mais contatos e conseguir parcerias e doações para seu reino.
"Os alemães gostam de mim, eu gosto da Alemanha. Então, comecei a fazer programas humanitários", afirma.
Ele diz que ajudou crianças a pagar escola, construiu cinco pontes e quatro escolas técnicas.

Reino de Hohoe fica perto da fronteira com o Tog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.......