quinta-feira, 23 de abril de 2015

FALANDO DA ESTRADA 13 DE MAIO

        
A ESTRADA, O TREM, A TREZE E O COMERCIO

          Quem mora nos sopés da Serra do Martins a 760 mts de altitude jamais poderia deixar de falar que existe uma estrada histórica com 72 curvas e um único pontilhao de 8 metros na divisa dos municipio de Martins e Frutuso Gomes, a estrada 13 de maio, concluida em maio de 1931, e para falar sério, teve o patrocinio único do Coronel Demetrio do Rego Lemos, Coronel reformado do Exército que residia no Rio de Janeiro e enviava para o seu sobrinho Dr. Pelópidas Fernandes de Oliveira, então Juiz de Direito da Comarca. , todo o orçamento para a realizacao dos serviços da estrada que custou na época 40 contos de réis. Inaugurada no dia do  aniversário de Dr Pelopidas. E por coinicidencia o Cel Demetrio Lemos faleceu no dia 13 de maio. São 7 km em serra (dentro do municipio de Martins 6 km) e 6 km em terra firme (no municipio de Frutuoso Gomes. Pra falar a verdade são 13 a 14 km de Frutuoso Gomes até o Jacu entrada de Martins, portanto ate o numero 13 esta na quilometragem.
.       O objetivo da construção da rodovia foi o intercambio comercial entre Martins e Mineiro (hoje Frutuoso Gomes)visto que em Mineiro havia a estacao de trem e daí havia todo o trafego de passageiros e cargas para Mossoró. E fluia por essa estrada uma imensa quantidade de carros na época principalmente jeeps e rurais, que eram o taxi da época, como era conhecido o de Seu Ze de Doquinha. E tambem era frequente o comercio de farinha de mandioca, de frutas da serra principalmete a jaca, isso vinha para Mineiro e regiao e ate para Mossoró. E assim o comercio das duas localidades cresciam uma recebendo e deixando passageiros do trem que vinha de Mossoró e a outra com sua beleza de serra que é Martins.
Hoje após varias decadas sem trem, o ultimo passou em 1992, reformamos a estacao de Mineiro, aonde pretendemos implantar um vagao com museu e restaurante. Sabemos que houve interesses em epocas passadas que atrapalharam um pouco a recuperacao dessa estrada. Principalmente pelas divergencias com o municipio de Lucrecia na época Vagner Araujo Secretario planejava a rota da estrada por Lucrecia e pela Serra Nova. De outro lado Gilvan Carlos intervia em seguir mesmo o trajeto historico da 13 de maio. Felizmente, a estrada nao saiu, mas valeu a intencao dos dois lideres da epoca.

Vista pelo Google Earth veja so o labirinto das 72 curvas


O APITO DA MARIA FUMAÇA:
O Apito do Trem
Download "O Apito do Trem" at MadRingtones.org





APITO DA MAQUINA A DIESEL: MAIS RECORDAÇOES DO TREM: ULTIMA VIAGEM DO TREM SAINDO DE MOSSORO NOS ANOS 90:




TABELA DE PASSAGENS, DISTANCIAS E PREÇOS DE UMA ESTAÇAO A OUTRA:




 AS TRILHAS....

Denominado Enduro das Serras, os jiperos introduziram a rota da 13 de maio para subidas pela curvas ingremes que assustam qualquer motorista, mas era a aventura. 

Acrdito que a I Trilha foi em 2006 que contou com quase 100 jipeiros, inclusive muitos cearenses, e que teve o grande incentivo e idealismo do tambem jipeiro e Secretario de Estado da época Vagner Araujo.Vamos relembrar algunmas fotos desta aventura.

Presença do Secretario Vagner Araujo

As aventuras do Rally na 13 de maio

Seu Amaro Bandeira e Dona Maria pais de Vagner grande lider de Lucrecia.


Duas outras travessias perigosas do trecho da 13 de maio


Em 2011, em uma das etapas
desse conhecido Rally que quando Secretario Vagner Araujo sempre participava, era uma verdadeira emoçao, como relata o reporter do jornal O Mosoroense. Não haverá parada em Olho D'Água. Os competidores devem seguir direto para a cidade de Rafael Godeiro, passando em Almino Afonso, Lucrécia e chegando em Frutuoso Gomes, quando começa o último e grande desafio dos competidores: subir a Estrada 13.

A Estrada 13 de maio foi construída no século passado, pelo coronel de exército Demétrio Lemos. Essa rodovia é considerada o trecho mais perigoso, do ponto de vista técnico. Segundo Cláudio Garcia, que já fez essa trilha várias vezes, os competidores precisam ter cautela para não perder o controle das máquinas e se acidentar. A rodovia interliga as cidades de Frutuoso Gomes e Martins, destino dos competidores durante a corrida.

Cláudio Garcia calcula que a chegada em Martins será no final da tarde. À noite, a organização do evento vai entregar a premiação aos vencedores.

Vamos relembrar atraves do site Jipeiros em Movimento, uma parte desta trajetoria 

Na próxima reportagem traremos as cavalgadas e ai entraremos no assunto de como poderemos unidos os municipios de Martins e Frutuoso Gomes, conseguir resgatar este sonho que foi um pouco esquecido e como nao, sonhar com um roteiro das serras como existe em Gramado no Rio Grande do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui.......