sexta-feira, 10 de abril de 2015

ROTA DOS ENGENHOS DE RAPADURA NO CEARÁ: Sabia que podiamos ter aqui mesmo em Frutuoso Gomes isso tudo?QUE O DIGA SEU ANTONIO DE RAIMUNDO PRETO E ADAUTO ROSENDO E EUGENIO BARAO.

 

Pessoas lúcidas e que fazem o bom uso da razão costumam ir ao Ceará para ver praia. O estado reúne alguns dos destinos mais fuzilantes do Brasil. Jericoacoara, Canoa Quebrada, Morro Branco, Flexeiras, Taíba e Mundaú são apenas alguns exemplos do éden na terra.

 


Já seres dementes e obsessivos (chamou?) viajam para o estado em busca da… rapadura perfeita. Não consigo me lembrar quando e onde ouvi falar pela primeira vez dos Engenhos que se aglomeram na rodovia, a 35 quilômetros de Fortaleza. Eles não têm site, são poucas ocorrências no Google e os poucos telefones que encontrei não atendiam. Ninguém sabe, ninguém viu.
Mas num pequeno trecho de estrada — saindo da capital em direção ao Litoral Leste, na altura do km 37 da CE 040 — eles começam a aparecer. Tímidos, rústicos, simplórios. A produção é artesanal, passada de geração em geração. No Ceará, grande parte da safra de cana é destinada à fabricação de rapadura, considerada a mais brasileira das iguarias (embora sua origem seja disputada entre Açores e Canárias).
Ao contrário do que eu imaginava os trabalhadores dos engenhos já estão acostumados com os curiosos. Muita gente que vai em direção a Aquiraz (onde fica o Beach Park), Águas Belas, Morro Branco ou Canoa Quebrada acaba parando por aqui. O passeio é contemplativo. Observar a produção de rapadura em engenhos centenários coloca você como testemunha contemporânea do que restou deste Brasil Colonial.
clip_image013
clip_image005clip_image007clip_image009clip_image011clip_image014

2 comentários:

  1. Da minha comadre e cunhada Dra Zita Regalado recebo este comentario: Dr. Lucidio, SEU BLOG É 10. Não é por acaso que algumas pessoas se destacam na vida profissional, voce é uma delas. Você é um grande Médico e agora blogueiro, quem dera que os blogueiros tivessem essa visão ampliada acerca da cultura, como você. Você é um homem corajoso, dedicado, trabalhador,um excelente pai e marido e acima de tudo humilde. Parabéns pelo blogdrlucidio que nos traz de volta as nossas raizes e as informações e notícias atuais. Ao ler as suas materias bateu saudades do meu pai Severino, dono do engenho das Piranhas, saudades muitas da garapa, do alfinin, da batida, do bolão de rapadura, do cheiro do mel e da bagaceira.Ultimamente, venho escrevendo sobre as debulhas de feijão iluminadas pelas lamparinas,(pIRANHAS), dos Redemoinhos na seca(pIRANHAS)-CÔCO COM RAPADURA, das estórias mal assombradas na casa do C.Joca Holanda (PIRANHAS) e dos Engenhos e dos presepios natalinos de D.Rosinete Rocha ( Patu), então, seu blog chega no momento certo, trazendo inspirações. Sucesso sempre.PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Comente aqui.......