Porque se for reduzida a idade penal, estes menores serão recrutados cada vez mais cedo com 11, 10, 9, etc.
O problema da marginalidade é causado por uma série de fatores. Vivemos em um país onde há má gestão de programas sociais/educacionais, escassez das ações de planejamento familiar, pouca oferta de lazer nas periferias, lentidão de urbanização de favelas, pouco policiamento comunitário, corrupção na policia, leis que prisão e soltura é automaticamente (dai dizer-se que a policia prende e a justiça solta), pode-se matar ou fazer qualquer crime uma vez, e assim por diante. A policia no Reino Unido so deu 3 tiros em um ano, no Brasil mata-se o bom e o ruim e existe realmente uma guerra civil onde se mata mais que no Iraque e na Siria. Um capitão da policia um dia desses revelou que é melhor ser julgado por sete (no caso julgado por mortes a bandidos) do que ser carregado por seis (no caso assassinado).
A redução da maioridade penal não visa a resolver o problema da violência. Apenas fingir que há “justiça”. Um autoengano coletivo quando, na verdade, é apenas uma forma de massacrar quem já é massacrado.
Medidas como essa têm caráter de vingança, não de solução dos graves problemas do Brasil que são de fundo econômico, social, político. O debate sobre o aumento das punições a criminosos juvenis envolve um grave problema: a lei do menor esforço. Esta seduz políticos prontos para oferecer soluções fáceis e rápidas diante do clamor popular.
Nesse momento, diante de um crime odioso, é mais fácil mandar quebrar o termômetro do que falar em enfrentar com seriedade a infecção que gera a febre. Sabe aonde ta a infeccao? Na falta de educacao dos jovens, na retirada dos jovens das drogas, na oferta de trabalho, na aplicacao de bolsa familia nao para se manter e sim como complemento ao trabalho. Se os politicos os la de cima procurassem ver isso a educacao basica principalmente, hoje se sabe que sete mil professores do estado do RN estao fora de sala de aula e quem é prejudicado? Todos, os jovens, as familias, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui.......